18ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros responsáveis pelo Desporto no Porto (Portugal): um apelo para o futuro do desporto

O desporto melhora as nossas sociedades, tornando-nos mais ativos, respeitadores, solidários e inclusivos: une-nos através de valores. Para que o desporto prospere, é necessário que a sua gestão seja mais colaborativa e que a sua governação seja exemplar. A governação colaborativa e a boa governação no desporto estarão, assim, no centro da 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros responsáveis pelo desporto, que terá lugar a 9 de outubro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, organizada pelo Acordo Parcial Alargado sobre o Desporto (EPAS) em cooperação com o Ministério dos Assuntos Parlamentares e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Bjørn Berge, Secretário-Geral Adjunto do Conselho da Europa, abrirá o evento juntamente com Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares e Linda Hofstad Helleland, Presidente da Comissão da Cultura, Ciência, Educação e Comunicação Social da Assembleia Parlamentar.

Thomas Bach, Presidente do Comité Olímpico Internacional e Campeão Olímpico de Esgrima, fará uma alocução em vídeo na abertura da sessão de debate sobre a Carta Europeia do Desporto. Entre os oradores contam-se Pedro Duarte, Raymon Blondel, Presidente do Comité Paralímpico Europeu, Benny Bonsu, Diretor de Conteúdos Diários do Olympic Channel Services, e Morten Schmidt, Diretor de Programas da Fundação Laureus Sport4Good.

A Conferência reunirá representantes de mais de 40 países, bem como representantes das organizações membros do Comité Consultivo do EPAS. A edição deste ano incluirá também um grupo de jovens delegados no âmbito de uma iniciativa específica para a juventude.

No dia 10 de outubro, serão realizadas duas sessões sobre liderança através da igualdade de género no desporto e carreira dupla. Gianluca Esposito, Diretor-Geral dos Direitos Humanos e do Estado de Direito do Conselho da Europa, e Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, abrirão as sessões.

Os oradores da sessão sobre a igualdade de género serão Don McPherson, antigo jogador profissional de futebol americano, e Ticha Penicheiro, antiga jogadora profissional de basquetebol americano. Na sessão sobre carreiras duplas, intervirão Vítor Pardal, Coordenador Nacional das Unidades de Alto Rendimento do Desporto Escolar em Portugal, e Gévrise Emane, Campeã Olímpica de Judo e Responsável pelo Estilo de Vida dos Atletas no Instituto Nacional do Desporto, da Especialização e do Rendimento (INSEP) em França.

A Conferência será precedida, a 8 de outubro, de um evento que assinalará o 10º aniversário da Convenção Macolin do Conselho da Europa sobre a Manipulação das Competições Desportivas. André Villas Boas, Presidente do Futebol Clube do Porto, fará a intervenção de abertura. Três painéis de discussão abordarão as principais realizações da Convenção na última década, os desafios enfrentados e superados, bem como as perspetivas futuras.